BLOG

O Papel: Produto antiqueda capilar desenvolvido pela UFMG é lançado em BH nesta quinta

Solução nanotecnológica, para uso no couro cabeludo, tem ação inovadora devido ao alto poder de penetração no bulbo capilar e não tem efeitos colaterais

Uma solução capilar de alta performance criada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) chega ao mercado. Batizada de Endcalve, a fórmula é resultado de mais de 20 anos de estudos científicos e testes clínicos. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCT NanoBiofar), utilizando constituintes inovadores, possibilitando a preservação e o estímulo folicular, comprovado em experimentos envolvendo engenharia genética.

Segundo a cientista da UFMG, Ana Paula Corrêa Oliveira Bahia,  o que diferencia essa formulação das demais disponíveis no mercado é a técnica da terapia combinada, possibilitando o aproveitamento pleno dos princípios ativos biocompatíveis com o poder de penetração da nanoencapsulação. O lipossoma usado na fórmula tem grande afinidade com folículo piloso, favorecendo a liberação local dos componentes com alta performance, propriedade exclusiva dessa formulação.

A cientista da UFMG, Ana Paula Corrêa Oliveira Bahia(foto: Divulgação)

Ela detalha ainda que a tecnologia é inovadora porque inaugura um conceito de tratamento que combina elementos aceleradores do metabolismo folicular, responsáveis pelo estimulo do bulbo, ao alto poder de penetração das partículas nanoencapsuladas (com dimensões menores que 100 nanômetros), assegurando a recuperação do bulbo capilar.

Sem efeitos colaterais

A cientista relata que  os estudos científicos indicaram que o uso tópico da formulação não causa os temidos efeitos colaterais comumente verificados em outras formulações e/ou tratamentos da Alopecia, como disfunção erétil, irritação cutânea localizada, alergias e foto-sensibilidade, resultando na alta segurança dermatológica no seu uso.   A ausência dos efeitos colaterais se deve ao mecanismo de ação que utiliza constituintes biocompatíveis, ou seja, componentes produzidos pelo próprio corpo, sem substâncias estranhas como os demais, e sem interação com a corrente sanguínea.

O produto é eficaz em pessoas que ainda possuam o folículo piloso, pois é ali o foco da ação da formulação, pessoas que estão perdendo os fios, homens e mulheres, que ainda possuem o folículo podem se beneficiar a Tecnologia.

Chegada ao mercado

A UFMG recentemente recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), o registro definitivo da patente da sua formulação antiqueda capilar. A Patente Registrada, que dá direito à fabricação, distribuição e exploração comercial do produto foi licenciada pela UFMG ao “Laboratórios Osório de Moraes”, empresa fundada há 100 anos, com parque industrial localizado em Contagem, e com atuação comercial em todo o território nacional.

Modo de Utilização

O uso da formulação é extremamente simples, bastando que o paciente proceda a aplicação de 12 gotas do produto na mão, e com as pontas dos dedos espalhar o tônico nas áreas com queda de cabelo, no couro cabeludo, massageando suavemente. A formulação deve ser usada no couro cabeludo íntegro, seco ou ligeiramente úmido.

Embalagem

O cuidado tomado no desenvolvimento da tecnologia também foi replicado na embalagem, que foi desenvolvida considerando aspectos capazes de garantir a vida útil e a qualidade da formulação, além da utilização total do volume da formulação. O frasco de vidro escuro visa preservar a formulação da ação danosa dos raios solares e, a tampa dosadora garante a não contaminação da formulação por elementos estranhos.

Leia a notícia completa: Produto antiqueda capilar desenvolvido pela UFMG é lançado em BH nesta quinta

Comente:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

NÚMERO PROCESSO/ ANVISA

25351.144564/2023-07

SAC comercial
SAC Área Técnica
Contato